O que é possível determinar através da Perícia Grafotécnica ?

Data: 23/04/2017 | Fonte: Perícia Grafotécnica SP

A perícia grafotécnica é uma área muito importante para fins judiciais. Isso porque a letra de uma pessoa pode ser tão única quanto a sua impressão digital.

Ela é considerada uma ciência, pois reuni vários conhecimentos adquiridos por meio de identificação, observação, pesquisa e explicação de determinados fatos e fenômenos, levando a resultados conclusivos.

A perícia grafotécnica é o procedimento que faz a verificação se foi realmente a pessoa que assinou determinado documento, podendo indicar possíveis fraudes.

Ela é realizada por um perito grafotécnico que deve ter conhecimento técnico, profissionalismo, seriedade e o principal, imparcialidade. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando.

O que é a perícia grafotécnica?

Ela nada mais é do que uma ciência capaz de verificar a autenticidade ou falsificação de uma assinatura ou algum texto que foi manuscrito. Cada pessoa tem uma maneira de escrever, como se fosse uma impressão digital.

Então, se você está com problemas judiciais e precisa provar a autenticidade ou falsificação de um documento, é importante encontrar um perito grafotécnico (ou perito em assinatura) com conhecimentos em documentocospia.

O profissional deve realizar um estudo completo, de forma minuciosa, de cada detalhe da peça analisada. As curvas, o tamanho, as formas, as pausas, tudo é analisado detalhadamente.

O que é possível determinar através da Perícia Grafotécnica ?

Até mesmo uma assinatura perfeitamente igual pode ser considerada falso, pois dificilmente uma pessoa assinará exatamente igual duas vezes. Isso porque a forma com que a pessoa escreve também tem relação com questões psicológicas.

Então, se uma assinatura está totalmente idêntica, provavelmente ela foi copiada por alguém. Mas isso também não é regra, por isso várias coisas devem ser analisadas.

Para que a perícia grafotécnica é utilizada?

São muitas as utilizações dessa ciência, principalmente em questões judiciais. Confira algumas das principais maneiras com que ela é utilizada.

  • Recuperação de escrito em documento que foi queimado, rasgado, molhado ou de alguma outra forma danificado;

  • Autoria de assinaturas ou textos, até mesmo de pessoas anônimas;

  • Verificar alguma alteração ou falsificação;

  • Identificação de texto coberto por liquido corretor ou tinta;

  • Detecção de alterações como emenda, substituição, raspagem, supressão, etc;

  • Identificação de auto falsificação ou disfarce;

  • Identificação da autoria da assinatura ou texto - nesse caso é necessário ter uma comparação com algo já existente;

  • Abuso de folha assinada em branco;

  • Identificação de escrito produzido por uma mão guiada;

  • Entre outros.

Para fazer o seu trabalho o perito deverá ter auxilio de alguns instrumentos ópticos devido à dificuldade e complexidade que o exame pode ser. Essa não é uma tarefa nada fácil e demanda muito conhecimento e alguns requisitos.

A perícia grafotécnica (ou exame grafotécnico) deve ser fundamentada, precisa, objetiva, explicada e enriquecida através de ilustrações fotográficas. Também deve possuir uma linguagem clara, pois é lido por pessoas que não tem conhecimento da área, mas sem se afastar do vocabulário técnico.

Onde encontrar a perícia grafotécnica?

Se você precisa de ajuda em algumas das situações acima, eu tenho a solução para você. A Nero Perícias tem uma equipe formada por peritos grafotécnicos que são altamente capacitados e experientes.

Então, entre em contato com a Nero Perícias e faça seu orçamento sem compromisso. Eles terão o prazer de te atender e prestar todos os esclarecimentos necessários.

A Nero Perícias realiza perícia grafotécnica em todo o Brasil.


Mais notícias...