Perícia Grafotécnica – Tudo que Você Precisa Saber

Data: 02/01/2018 | Fonte: Perícia Grafotécnica SP

Cada pessoa tem suas particularidades como é o caso da sua impressão digital, onde não podemos encontrar outra igual no mundo, diante disso a nossa escrita também, podendo ser identificada na maioria das vezes apenas através de perícia grafotécnica.

Perícia Grafotécnica – Tudo que Você Precisa Saber

A nossa escrita funciona quase que uma identidade própria, onde podemos identificar as pessoas de acordo como cada uma escreve.

Mas, apesar da escrita ser considerada quase como única de cada pessoa, ainda podemos encontrar vários casos em que ela é acometida de algum tipo de fraude.

Fraude do tipo falsificação, onde, aliás, é bastante encontrado atualmente, onde muitas pessoas são vítimas desse tipo de golpe, já que podemos chamar assim também.

Para que isso não venha a acontecer existe um procedimento que é padrão quando acontece este tipo de golpe, a perícia grafotécnica.

Perícia Grafotécnica

Muitas pessoas nunca nem ouviram falar nestas palavras, perícia grafotécnica, já que é um termo bastante técnico usado por profissionais da área.

Onde nada mais é do que um tipo de exame feito na sua escrita, caligrafia ou letra, onde é comprovado se a escrita no caso pertence realmente à pessoa devida.

Quando chegamos a assinar um documento, significa especificamente que estamos dando validade ao mesmo, diante disso, podemos entender um pouco mais da importância que um exame grafotécnico tem.

Já que ele pode garantir a veracidade da sua assinatura.

Diante desses entendimentos, precisamos esclarecer mais algumas coisinhas.

Quem pode fazer este tipo de trabalho?

Geralmente não tem uma regulamentação para poder ser perito grafotécnico, dessa forma, é preciso somente ter uma graduação de nível superior.

Assim, qualquer pessoa que tenha essa graduação poderá fazer uma especialização nas áreas de perícia grafotécnica (ou perícia de assinatura ou ainda perícia grafoscópica).

Uma observação interessante é que o perito grafotécnico pode trabalhar diretamente para a justiça (como perito judicial em um processo judicial) ou para clientes particulares.

Como Funciona a Perícia Grafotécnica?

Ele funciona como uma auxiliar, principalmente quando se trata de tomar decisões importantes, já que o perito é quem vai garantir para o juiz a veracidade de determinado documento ou assinatura.

A perícia grafotécnica é pedida em casos de suspeita de falsificação de algum tipo de documento, ou até mesmo para provar que realmente a assinatura do mesmo é legítima do assinante.

Quando é Necessário procurar um Perito Grafotécnico?

Existem várias casos em que podemos precisar da ajuda de uma perito, principalmente quando se põe em dúvida a veracidade de algum documento ou assinatura.

Para ficar mais claro, vamos listar algumas dessas situações:

  • Quando em contratos de financiamentos e empréstimos bancários, tiver alguma dúvida sobre a assinatura do mesmo.

  • Ao apresentar notas promissórias com assinatura de determinada pessoa e a mesma alegar que não assinou.

  • Quando em um cheque houver alguma dúvida sobre a assinatura que se encontra no mesmo, como também, alteração do seu valor.

  • Em casos que alguém receba algum tipo de carta que não tenha assinatura, ou seja, cartas anônimas. Geralmente esses casos são mais para ambientes de trabalho.

  • Em casos de possível falsificação de atestado médico, geralmente acontece alteração na quantidade de dias e principalmente na data.

  • Enfim, esses são apenas alguns dos casos que é preciso fazer uso da perícia grafotécnica, ainda podemos citar os casos de transferência de veículos, entre outros.

    Saber a importância deste tipo de trabalho é fundamental, uma vez que o perito é quem faz o laudo autenticado ou não o documento ou assinatura.

    Como o Perito faz seu trabalho?

    Muitas pessoas, ou melhor, a grande maioria das pessoas com certeza imagina que este tipo de trabalho é feito de forma bastante simplificada, ou seja, apenas fazendo uma comparação.

    Comparação essa feita apenas olhando o documento ou assinatura e comparando com outros que são considerados originais se assim podemos dizer.

    Mas, não é bem assim que isso acontece. Já que para isso, requer bem mais trabalho do que se imagina, ou seja, são necessários na grande maioria dos casos dias ou até meses.

    Geralmente é preciso fazer uso de algumas ferramentas para começar a ter mais conhecimento da veracidade da grafia, ou seja, ferramentas essas que podem trazer para o perito mais exatidão.

    As principais ferramentas usadas pelos peritos grafotécnicos são o scanner de alta resolução, vários tipos de lupas, microscópio, programas de computador, específicos para este tipo de trabalho.

    Algumas luzes ultravioletas também são muito usadas, câmeras fotográficas, cuja resolução é diferenciada, entre outras.

    Através do uso desses tipos de ferramentas e demais outras técnicas, a conclusão do laudo com certeza será feito com exatidão.

    Como contratar uma Perícia Grafotécnica ?

    A Perícia Grafotécnica SP possui peritos altamente capacitados para fazer exame grafotécnico em toda a região de São José do Rio Preto e demais municípios do estado de São Paulo.

    Para contratar, ligue (17) 3033-4422 ou clicar aqui e enviar uma mensagem.


    Mais notícias...