Como é possível identificar se uma assinatura é falsa ?

Data: 28/05/2016 | Fonte: Perícia Grafotécnica SP

A maneira com a qual escrevemos vem diretamente do cérebro. Então, por mais que alguém queira fraudar nossa assinatura, existem várias técnicas de perícia grafotécnica que irão comprovar a fraude.

Às vezes, uma analise feita por pessoas comuns não são capazes de detectar uma fraude, pois eles analisam o visual e é isso que é prioridade para aqueles que irão falsificar.

A perícia grafotécnica é justamente a ciência que irá desvendar a autenticidade ou falsificação da assinatura ou texto, por meio de análises bem detalhadas.

O perito grafotécnico é quem irá realizar esse trabalho e ele consegue ver além do visual, usando técnicas minuciosas de acordo com a característica de cada pessoa e usando uma assinatura autêntica e verdadeira chamada padrão de conforto.

Como é possível identificar se uma assinatura é falsa ?

Como a perícia grafotécnica funciona?

A forma com que escrevemos é feita a partir de movimentos que os impulsos cerebrais dão, conduzindo o traço de uma forma única, que só você fará igual.

Mesmo que a pessoa faça o mesmo gesto, o cérebro não irá enviar a mesma ordem.

O exame grafotécnico age através de vários fatores, como a velocidade da escrita, a pressão que é colocada no papel, idade da pessoa que está escrevendo, o tipo de tinta usada e as condições psicológicas na hora da grafia.

Para descobrir, o profissional utiliza vários instrumentos específicos que ajudam a dar mais clareza. Alguns deles são: lupas de aumento, microscópio, luz ultravioleta, equipamentos de ampliação e outras tecnologias relacionadas.

Na assinatura serão analisados três conjunto de evidencias: as características genéticas, as características genéricas e os elementos de grafia.

Além disso, é possível ver alguma pista por meio de alguns detalhes como marcas, manchas e borrões no documento.

Como é o trabalho da perícia grafotécnica?

Os peritos grafotécnicos são contratados para comprovar a autenticidade da peça, de forma a assegurar que a justiça seja feita e que todas as dúvidas sejam sanadas.

Eles devem atuar sempre com imparcialidade e devem ser formados e capacitados para isso.

A Perícia Grafotécnica é como uma ciência com resultados conclusivos para identificar uma possível fraude utilizando algumas técnicas.

Porém, para que o resultado dado seja o correto é preciso que o perito siga corretamente a analise, respeitando alguns critérios como autenticidade, contemporaneidade, adequabilidade, de forma transparente.

Essa é uma tarefa muito difícil e demanda muito conhecimento técnico. Por isso, os profissionais devem concluir o laudo apenas quando tiverem certeza absoluta dos resultados, para que nenhuma injustiça seja feita.

Por mais que o fraudador tente mascarar algumas características para uma analise rápida e genérica, pode passar despercebido no primeiro momento, mas depois é possível detectar as características.

Geralmente o perito pega assinaturas já autenticadas como verdadeira antes que elas tenham sido feita.

Regra básica da perícia grafotécnica

A mesma pessoa pode assinar centenas de vezes, mas nunca será 100% igual, sempre terá uma diferença que pode ser identificada. Por isso, se um perito detectar duas assinaturas idênticas, pode ter certeza que uma foi adulterada.

Ou seja, da mesma forma que as diferenças entre assinaturas podem ser um parâmetro para sugerir a falsificação, assinaturas iguais também podem significar adulteração.

Por isso, se você está precisando de algum serviço relacionado à verificação de assinaturas ou textos, você deve contratar um perito especializado nisso na Nero Perícias. Lá você encontra uma equipe preparada e qualificada para solucionar o seu problema.

Eles usarão todas as suas técnicas e conhecimentos para realizar a perícia grafotécnica de forma eficiente e com qualidade. Para saber mais sobre o assunto leia também o artigo sobre Como um especialista identifica uma assinatura falsa.

Se você precisa fazer perícia grafotécnica entre em contato com nosso escritório.

Realizamos perícia de assintura em todo o país.

Ligue (17) 3033-4422 ou envie uma mensagem para fazer um orçamento sem compromisso.


Mais notícias...